Calázio

Atualizado: 1 de mar. de 2021

O que é o calázio?

O calázio é uma inflamação que ocorre no olho logo após os cílios, podendo se manifestar tanto na pálpebra inferior quanto na pálpebra superior. O problema se forma devido à inflamação das glândulas sebáceas que se localizam nas pálpebras. Com essa inflamação, as glândulas ficam obstruídas e não conseguem liberar as secreções, levando à formação de um nódulo cheio de líquido na pálpebra, que seria o calázio.

Essa Inflamação costuma ser mais frequente em pacientes com problemas de acne, seborreia e rosácea, por exemplo.

Principais Sintomas:

• inchaço avermelhado na pálpebra, semelhante a um caroço ( o que muitas vezes leva os pacientes a confundirem com o terçol)

• Área sensível e dolorida;

• Aumento gradativo da lesão;

• Irritação no olho;

• Dificuldade para enxergar;

• Lacrimejamento;

• Sensibilidade à luz;

• Em alguns casos, pode levar a problemas como astigmatismo e visão borrada.

.

Tratamento:

Na maioria dos casos, o calázio desaparece sozinho e não é necessário tratamento. Mas caso o paciente queira acelerar o processo de cura, o tratamento com compressas de água morna é recomendado.

Caso o problema persista o tratamento pode ser realizado com pomadas, colírios e medicamentos específicos, podendo chegar até a cirurgia.

Quando fazer a cirurgia?

Caso o calázio não responda às outras formas de tratamento e esteja evoluindo rapidamente ou impactando diretamente na visão do paciente, pode-se realizar um pequeno procedimento cirúrgico para drenar a secreção do problema e desobstruir a glândula.

Como ocorre?

A cirurgia de Calázio é bem simples e rápida.

O paciente recebe anestesia local ou uma leve sedação para que ele adormeça levemente durante a cirurgia e não sinta todo o processo que será feito.

É feita uma incisão na parte interna da pálpebra, no calázio, fazendo com que a cicatriz não fique exposta e aparente.

Quando finalizada a cirurgia, o paciente recebe um curativo na área afetada, devendo retirá-lo cuidadosamente apenas depois de um período de quatro a seis horas.

O procedimento é indolor e leva em torno de 5 a 10 minutos.

Qual a diferença entre calázio e terçol ?

Apesar de ambas serem afecções muito semelhantes e bastante confundidas o que basicamente diferencia uma da outra é que no hordéolo (terçol) existe uma infecção causada por bactérias enquanto no calázio não existe o quadro infeccioso.