top of page

Cirurgia refrativa

Atualizado: 1 de mar. de 2021

A cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico para corrigir erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo

O que é refração e como ela influência na visão?

A refração corresponde ao fenômeno que ocorre quando um feixe de luz vindo de um ambiente externo penetra no globo ocular e forma a imagem. O erro de refração acontece quando o feixe é desviado e chega desfocado na retina, provocando a falta de nitidez da visão, conhecidos como erros de refração.

  • A Miopia faz com que o paciente tenha dificuldade para enxergar de longe

  • A Hipermetropia faz com que o paciente tenha dificuldade em enxergar de perto

  • O Astigmatismo faz com que o paciente dificuldade em enxergar de ambos os jeitos, longe e perto.

Como é feita a cirurgia refrativa?


O procedimento é realizado com um equipamento chamado Excimer Laser, que remodela a superfície da córnea, alterando sua curvatura para que os erros de refração sejam corrigidos, como se fosse um “print” de lente de contato.

O procedimento é rápido e ocorre em torno de 20 minutos, por esse motivo a internação é dispensada.

o pré operatório envolve um bom planejamento antes da cirurgia. Primeiramente, é feita uma consulta com o oftalmologista para um exame oftalmológico completo.

Dessa forma, o seu médico garante o sucesso da cirurgia e os resultados esperados, além de poder optar pela técnica que mais se adapte a cada paciente.

São elas:

O PRK: no procedimento, é feita uma raspagem para remover o epitélio da córnea (camada mais externa do tecido corneano), para após ser feita a aplicação do laser,

que corrige a curvatura, ajudando a melhorar a visão.

  • recuperação mais lenta

  • indicada para altas miopias

O LASIK: no procedimento cria-se primeiramente um flap nas camadas mais externa da córnea, para após ser feita a aplicação do laser na sua camada mais interna, finalizando com o reposicionamento do flap.

  • Procedimento rápido

  • Recuperação mais rápida

188 visualizações0 comentário
bottom of page