top of page

Catarata

Atualizado: 1 de mar. de 2021

O que é catarata?


A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Pacientes que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada.


Tipos de catarata:

  • Catarata senil: essa forma da doença ocorre por causa do envelhecimento.

  • Catarata congênita: A catarata se manifesta no nascimento, ou se forma durante o primeiro ano de um bebê. Ela pode se desenvolver se a mãe tiver uma infecção ou abusa de substância como drogas e álcool durante a gravidez.

  • Cataratas secundárias: São causadas por doenças ou medicamentos. As doenças que estão associadas ao desenvolvimento de cataratas incluem glaucoma e diabetes.

  • Catarata traumática: a doença se desenvolve por causa de traumatismos de contusão ou de perfuração, sendo que só ocorre no olho atingido e não se relaciona com a idade.

Tratamento:

O tratamento é realizado por meio da operação da catarata, que pode ser feita da maneira convencional ou à laser.


A Cirurgia de Catarata convencional, consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco utilizando um aparelho com ultrassom e em seguida, uma lente intraocular no lugar da catarata removida. Já no procedimento à laser, o bisturi é dispensado já que o lazer faz o trabalho de fragmentar o cristalino opaco, com o benefício de dar mais precisão e previsibilidade para a cirurgia.


342 visualizações0 comentário
bottom of page